AS ORIGENS DO PODER POLÍTICO EM CARUARU (1848-1889)
QUEM SOMOS
O projeto de Pesquisa: As origens do poder político em Caruaru (1848-1889) nasceu em 2018 e integra o Grupo de Pesquisa Aplicado à Administração Pública do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). O projeto é desenvolvido pelos Profs. Vanuccio Pimentel (Doutor em Ciência Política), Profa. Ivania Porto (Mestre em gestão Pública) e pelo Prof. Fernando César (Mestrando Ciências Sociais)
OBJETIVOS DO PROJETO
Trata-se de um projeto de pesquisa que se insere na tradição do Institucionalismo Histórico da Ciência Política que concentra seus esforços em compreender o desenvolvimento das instituições como estratégia central na explicação dos processos políticos. O institucionalismo Histórico possui duas estratégias de inferência causal: Path Dependence (Dependência de Trajetória) e Critical Junctures (Momentos críticos).
O projeto visa compreender o desenvolvimento das instituições políticas municipais em contexto com os processos políticos nacionais e as profundas mudanças institucionais vivenciadas ao longo do séc. XIX.
As fontes de pesquisa primárias são:
- 5 livros da Câmara Municipal (já digitalizados pelo projeto);
- A legislação provincial do período (digitalizados pelo APEJE);
- As Comunicações com a Província (em processo de digitalização APEJE)
- Documentos cartoriais e jurídicos do período (IAHGP e TJPE)
O projeto se insere no marco dos 60 anos da ASCES-UNITA.